Screenshots do OS/2 Warp 4:
Screenshots do eComStation 2.0:
Das Übergeek escreveu: OS/2 acena para lembrar ao mercado que ainda está "vivo"
Postado originalmente no dia: 04/09/2009 16:00
eComStation é derivado do OS/2 4.0, desenvolvido em parceria com a IBM
Por Antonio Blanc
O sistema operacional OS/2, originalmente criado por uma parceria entre a IBM e a Microsoft e mais conhecido aqui no Brasil por sua versão “Warp”, lançada na mesma época que o Windows 95, está longe dos holofotes da indústria da informática há alguns anos – mas não está morto. Uma prova é o lançamento nesta semana do eComStation 2.0 RC7 Silver, um sistema operacional que é seu descendente direto.
O sistema é como uma versão “OEM” do OS/2, baseada na última versão comercial (a 4.0) com várias modificações e melhorias, desenvolvida pela Serenity Systems em parceria com a IBM, Mensys e outras empresas. Em relação à versão RC6, lançada no final do ano passado, esta versão traz a correção de mais de 250 bugs.
Além disso tem novos recursos como o suporte a chips de som “Intel HDA” integrados nas placas-mãe modernas, um novo driver de vídeo VESA, possibilidade de instalação do cliente Netware junto ao sistema, interface para a ferramenta de redimensionamento de disco, suporte a processadores multi-core (como o Intel Core 2 Duo e Athlon 64 X2) e muito mais.
Vale lembrar que a Microsoft interrompeu a parceria com a IBM nos primeiros anos do OS/2 e desenvolveu seu próprio sistema operacional empresarial, o Windows NT, que evoluiu para o Windows 2000 e, deste, para os atuais Windows Server e também para os sistemas domésticos XP e Vista. Devido ao sucesso do NT e descendentes, o OS/2 acabou caindo no esquecimento.
A nova versão pode ser baixada gratuitamente por qualquer usuário que tenha uma assinatura válida do “Software Subscription Services”, um serviço que dá direito a uma licença do eComStation 1.2 e atualização gratuita para qualquer versão do sistema lançada no período de um ano. A assinatura custa US$ 259. Mais informações sobre o eComStation podem ser encontradas o site oficial, em http://www.ecomstation.com.
Fonte: http://www.geek.com.br/blogs/832697632/ ... -esta-vivo
Gabriel Torres escreveu: OS/2
Última Atualização: 30 de abril de 2007
Sou estudante de processamento de dados e gostaria de saber mais sobre o sistema operacional OS/2. Como funciona esse sistema? Quais são os seus principais comandos? Onde posso encontrar mais informações sobre o assunto?
O OS/2 tem arquivos de configuração semelhantes ao DOS, um Config.sys e um Autoexec.bat (usado apenas para as sessões DOS). Ele tem uma linha de comando com Dir, Copy, Del e outros comandos. Sua interface gráfica é muito parecida com a do Windows à primeira. Ele se parece superficialmente com o DOS principalmente em virtude do seu objetivo inicial de ser o substituto da IBM/Microsoft para o velho DOS.
A bem da verdade, os sistemas de tecnologia de ponta são todos muito parecidos, no Unix os comandos são diferentes mas a sintaxe é praticamente a mesma. As diferenças estão nos detalhes e talvez por isso o usuário final (atento apenas à superfície) tenha ficado tanto tempo do lado de fora da tecnologia.
Por tudo isso preciso ir além dos comandos principais para falar de OS/2 pois do contrário teria que me limitar a dizer que o OS/2 tem 150 comandos de linha de comando próprios (além do 150 que existem no DOS) usados para controlar multitarefa e certas configurações que não podem existir no DOS e que sua interface gráfica é orientada a objetos de fato. Muito pouco para descrever um sistema operacional, não concorda?
Falemos primeiramente da linha de comando do OS/2. Para ela a memória é plana até 512 MB. Não vai a 4 GB por motivos de compatibilidade. Esta linha de comando conta com uma linguagem batch muito usada em mainframes, o REXX. Esta linguagem é semelhante em poder e facilidade ao Pascal. A sua integração aos recursos avançados do sistema é grande sendo capaz não só de funcionar em multithreading (em modo texto) com também pode usar objetos da interface gráfica e interagir com esta (estes recursos estão plenamente disponíveis desde 1992). Nem mesmo o Unix dispõe de uma linha de comando tão poderosa, uma vez que esta não é integrada satisfatoriamente à interface orientada a objetos (da qual a interface gráfica é apenas a parte visível).
Antes de falar de outros detalhes de utilização penso que vale a pena falar de outros serviços básicos do sistema. Como sistema de arquivos, por exemplo, ele usa o HPFS (embora possa usar normalmente e ao mesmo tempo a FAT) que é parcialmente orientado a objetos, capaz de se auto-desfragmentar e tem grande capacidade de recuperação a falhas e velocidade de localização de arquivos. Utiliza nomes longos reais (como você sabe este recurso é emulado no Windows 95). O JFS (Journaled File System), semelhante ao do AIX (Unix da IBM), permite ainda maior capacidade de recuperação de falhas e mais orientação a objetos. Existe ainda versão do OS/2 que usa a tecnologia Micro Kernel (das universidades Berkley/Carnegie Mellow) sendo capaz de realizar multiprocessamento até 64 processadores, alcançando uma escalabilidade apenas comparável ao do Unix.
Antes de continuar e colocar mais uma fila de vantagens é de bom tom apontar a desvantagem maior: a IBM não deseja direcioná-lo ao mercado médio ou caseiro e pretende concentrá-lo em ambientes NC (Network Computer). Com isso o usuário comum se torna um tipo de proscrito ao usar o sistema.
Dito isso penso que podemos falar na interface gráfica que talvez seja seu ponto mais forte. Para se ter uma idéia apenas agora o Linux começa a se aproximar da Workplace Shell (nome da interface do OS/2 assim como Windows é o nome da do DOS) com os projetos KDE (http://www.kde.org/) e Gnome (http://www.gnome.org/). A Workplace Shell foi a primeira interface gráfica totalmente orientada a objetos do mercado (seguida quase ao mesmo tempo pelo Unix Nextstep de Steve Jobs). Dada a sua pergunta não me aprofundarei muito, direi apenas que a WPS funciona usando o CORBA (http://www.corba.org e http://www.omg.org) o que permite uma consistência de objetos inclusive ao longo da rede. Por exemplo, uma sobra (semelhante a atalho) no OS/2 pode ser criada em outra estação da rede e, mesmo neste caso, quando o objeto original é alterado (ícone ou configuração por exemplo) ou deletado o mesmo ocorre com a sombra. Além disso a implementação da interface sobre a CORBA permite um grau de integração entre aplicativos e extensões à interface de maneiras que não são possíveis em outros sistemas.
O último ponto notável talvez sejam os aplicativos que o acompanham que podem atender à maioria das necessidades de um pequeno escritório além dos programas necessários para utilizar a Rede (Gopher, ftp, telnet etc).
Alguns sites dedicados ao assunto: http://www.os2world.com/, http://www.os2bbs.com/, http://web.os2power.com/yuri/HomePage, http://hobbes.nmsu.edu/, http://www.os2site.com/, http://www.os2hq.com/, http://www.warpdoctor.org/, http://www.os2warp.be/index2.php, http://www.blondeguy.com/ e http://www.os2voice.org. (Roney Belhassof)
Fonte: http://www.clubedohardware.com.br/duvidas/21
Carlos E. Morimoto escreveu: OS/2
Postado originalmente em: "Data Desconhecida"
Desde o início da era PC, a Microsoft e a IBM vinham trabalhando juntas no desenvolvimento do MS-DOS e outros programas para a plataforma PC. Mas, em 1990, a IBM e a Microsoft se desentenderam e cada uma ficou com uma parte do trabalho feito, com o qual tentaram tomar a liderança do mercado de sistemas operacionais.
Alguns brincam que a IBM ficou com a parte que funciona e a Microsoft com o resto, mas a verdade é que apesar de o OS/2 da IBM ser tecnicamente superior ao Windows 95, foi o sistema das janelas quem levou a melhor, pois era mais fácil de usar e contava com a familiaridade dos usuários com o Windows 3.1, enquanto a IBM derrapava numa combinação de falta de investimento, falta de apoio aos desenvolvedores e falta de marketing.
Inicialmente, o OS/2 era incompatível com os softwares desenvolvidos para o Windows, o que era um grande empecilho, já que o Windows era muito mais popular entre os desenvolvedores. Depois de muita negociação, a IBM conseguiu um acordo com a Microsoft, que permitia que o OS/2 executasse o Windows 3.11 dentro de uma máquina virtual, oferecendo compatibilidade com seus programas. Entretanto, o tiro acabou saindo pela culatra, pois desestimulou ainda mais o desenvolvimento de aplicativos nativos para o OS/2, fazendo com que ele acabasse concorrendo (em desvantagem) com o Windows em seu próprio território. Rodar programas Windows dentro do OS/2 era muito mais problemático e o desempenho era inferior, fazendo com que mais e mais usuários preferissem usar o Windows diretamente.
Embora esteja oficialmente morto, o OS/2 ainda é utilizado por algumas empresas e alguns grupos de entusiastas. Em 2005 a Serenity comprou os direitos sobre o sistema, dando origem ao eComStation, um sistema comercial disponível no http://www.ecomstation.com/.
Fonte: http://www.guiadohardware.net/termos/os-2
Gabriel Gugik escreveu: Saudosismo com o OS/2
Postado originalmente na: terça-feira, 14 de outubro de 2008
O Sistema operacional OS/2, desenvolvido pela IBM, é provavelmente um dos mais antigos do mercado, já possuindo dezoito anos desde a data do lançamento de sua primeira versão, descontinuado em 2001. O seu uso é restrito a grandes corporações, as quais ainda mantém esse sistema pela questão da compatibilidade com o aplicativos utilizados. Entretanto, várias instituições, como alguns bancos, estão migrando lentamente do OS/2 para o Windows e Linux.
Contudo, no ano de 2001, a IBM concedeu a autorização à Serenity Systems para a venda e distribuição do eComStation, sistema operacional fortemente baseado no OS/2, destinado para consumidores finais e estudantes.
Fonte: http://www.baixaki.com.br/info/726-conh ... ionais.htm
Fórum em Inglês e Russo sobre o eComStation: http://forum.ecomstation.ru/Kratthos Kowalsky escreveu: O eeePC e o OS/2 Warp
Postado originalmente no dia: 07/03/2008
É exatamente o que você leu, o eeePC além de barato (não tanto como nos outros países), é 100% funcional com o OS/2 Warp (versão 4 com o Fixpack 15) e com o eComstation 2.0 RC4.
Fiquei apaixonado e indignado ao mesmo tempo, onde foram parar a cabeça desses entusiastas? Eu que a apenas alguns dias tinha comentado em executar uma proeza dessas com meu estimado entusiasta o "D.O.", não é para meu espanto, alegria e indignação (afinal tive a idéia em um dia e no outro saber que está funcionando é difícil) que vejo num fórum, gringo obviamente, que um usuário comprou um eeePC (da ASUS), e decidiu fazê-lo rodar com OS/2 Warp e eComstation.
Acompanhando o pessoal do forum.eeeuser.com, descobri que o usuário "Sigurd" instalou o eComstation 2.0 RC4, e o OS/2 Warp 4 juntamente com o FP15. O melhor foi ler que além de instalar num flash-disk, o OS/2 no flash-disk de 4GB interno e o eComstation num SD-Card externo, ele conseguiu fazer com que todo o hardware fosse reconhecido com muito custo é claro, mas com muita vontade, ele postou as fotos e a maneira com que conseguiu instalar, postarei aqui o link original, mas também traduzirei na medida do possível.
O que me intrigou mais foi o como e não o porque, afinal o OS/2 Warp 4 utiliza-se de disquetes para bootar, como eu ainda não sei, tenho que ler mais e me aprofundar nos posts do fórum e ir traduzindo aos poucos com mais detalhes o que foi realizado.
Pelo que pude observar, existiram poucos problemas como som, no eComstation resolvido posteriormente com alguns passos:
- Instalando o som do eeePC no eComstation:
1. Uma vez instalado o eCs 2.0 RC 4 (deve funcionar eCs 1.2R e OS/2 Warp 4 FP 15) em um cartão SSD interno (foi testada a instalação sobre um SD card).
2. Instale o UNIAUD 1.14 RC4 (ultima versão de edição) usando o install.cmd que vem no pacote.
3. Antes do reboot: copie o arquivo uniaud32.sys Version 1.1.3, dated 9.7.2006 para o diretório C:\mmos2\ trocando o arquivo que já está no diretório (lembre-se troque a unidade C: de acordo com sua letra de boot).
4. Reboot.
5. Divirta-se!
Além disso, ainda no eeePC utilizando o driver de vídeo Panorama juntamente com o widescreen 0.7 fez com que o eComstation rodasse perfeitamente no eeePC, entrarei em detalhes da instalação com mais alguns retoques, com meu próprio eeePC!!!!!
Fonte: http://forum.eeeuser.com/viewtopic.php?id=5213&p=1
Mais fotos: http://www.flickr.com/photos/8075592@N05/
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=1f12cNJnhio
http://www.youtube.com/watch?v=WUYioajJ5TQ
http://www.youtube.com/watch?v=ge7HFP4706M
Caso tenham interesse e como este foi meu primeiro post aqui no Viva o Linux, acessem e comentem também no http://warpcoe.com.br/.
Obrigado a todos pela compreensão.
Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/O-e ... OS-2-Warp/
E ainda temos atualmente (11/09/09) os seguintes aplicativos da Mozilla para o OS/2:
* Firefox 3.5.3;
* Firefox 3.5.4 pre en-US (Shiretoko) nightly;
* Firefox 3.6 alpha 1;
* Firefox 3.6 alpha 2 pre en-US (Namoroka) nightly;
* SeaMonkey 1.1.18;
* SeaMonkey 2.0 pre nightly;
* Thunderbird 2.0.0.23;
* Thunderbird 3.0 Beta 4 pre en-US nightly.
Todos disponíveis para Download aqui: http://www.mozilla.org/ports/os2/
Além do OpenOffice.org 2.0.4, como detalhado nos links: http://www.ecomstation.com/news.phtml?a ... ws&id=2032 e http://www.ecomstation.com/openoffice.phtml.
Baixe gratuitamente o CD de demonstração do eComStation no site oficial: http://www.ecomstation.com/democd/
Abraço,
Igor Isaias Banlian